5605481407871
PRINCÍPIO DO TESTE
O VITAMIN D TEST é um imunoensaio baseado no princípio de ligação competitiva. Durante o teste, a mistura migra para cima na membrana cromatograficamente por ação capilar. A membrana é pré-revestida com antigénios 25 (OH) D na região da linha de teste da tira.
VITAMINA D
A vitamina D refere-se a um grupo de secoesteroides solúveis em gordura responsáveis por aumentar a absorção intestinal de cálcio, ferro, magnésio, fosfato e zinco. A deficiência de Vitamina D é agora reconhecida como uma epidemia global. Os riscos para a saúde associados à deficiência de Vitamina D são muito mais graves do que se pensava anteriormente. A deficiência de vitamina tem sido associada a várias doenças graves: osteoporose, osteomalacia, esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, complicações na gravidez, diabetes, depressão, derrames, doenças autoimunes, gripe, diferentes tipos de cancro, doenças infeciosas, alzheimer, obesidade e maior mortalidade etc. Portanto detetar o nível de Vitamina D é considerado como um “Teste de Rastreio Medicamente Necessário” e manter os níveis suficientes não apenas para melhorar a saúde óssea, mas também para melhorar a saúde e o bem-estar geral.
COMO UTILIZAR
PROCEDIMENTOS DE UTILIZAÇÃO
1) Lave as mãos com sabão e enxague com água limpa e morna.
2) Coloque a embalagem à temperatura ambiente antes de abri-la. Abra a embalagem, remova a cassete de teste e coloque-a numa superfície limpa e nivelada. Remova o conta-gotas, o frasco reagente, a lanceta estéril e a gaze de álcool, coloque-os perto da cassete de teste. – Fig. A
3) Retire com cuidado e descarte a tampa libertada da lanceta. – Fig. B, C
4) Use a gaze fornecida embebida em álcool para limpar a ponta do dedo do meio ou do dedo anelar como local da punção. Deixe secar ao ar.
5) Pressione a lanceta, no lado de onde a tampa foi extraída; a ponta retrai automaticamente e com segurança após o uso. Massageie a mão sem tocar no local da punção, massageando a mão na direção da ponta do dedo do meio ou do dedo anelar a ser perfurado. – Fig. D
6) Manter a mão para baixo, massageie a ponta que foi picada para obter uma gota de sangue. – Fig. E
7) Sem apertar o bolbo do conta-gotas capilar, coloque-a em contato com o sangue. O sangue migra para o conta-gotas capilar através da capilaridade até a linha indicada no conta-gotas capilar. Pode massagear novamente o dedo para obter mais sangue se o sangue não atingir a linha indicada. Evite as bolhas de ar. – Fig. F
8) Coloque o sangue coletado no reservatório indicado (S) da cassete, apertando o bolbo conta-gotas. – Fig. G
9) Aguarde até que o sangue seja totalmente distribuído no reservatório. Desenrosque a tampa do frasco do reagente e adicione 2 gotas de reagente no reservatório do reagente (B) da cassete e inicie o temporizador. – Fig. H
10) Aguarde que a linha colorida (S) apareça. Leia os resultados em 10 minutos. Compare a intensidade da linha T com o “Cartão Colorido Vitamina D” fornecido com o kit para obter o nível de vitamina D no sangue. Não interprete o resultado após 20 minutos.
INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS
Por favor, consulte a ilustração e compare a intensidade da linha T com o “Cartão Colorido Vitamina D” fornecido com o kit. Como sistema de controlo, uma linha colorida aparecerá sempre na região da linha de controlo, indicando que o volume adequado de amostra foi adicionado e a absorção da membrana ocorreu.
DEFICIENTE 0-10 (ng/ml) 0-25 (nmol/l)
Aparecem duas linhas coloridas distintas. Uma está na região de controlo (C) e a outra deve estar na região de teste (T). A intensidade da linha na região de teste (T) é igual ou mais escura que a linha de 10 ng/mL representada no cartão colorido Vitamina D fornecido com o kit.
INSUFICIENTE 10-30 (ng/ml) 25-75 (nmol/l)
Aparecem duas linhas coloridas. Um está na região de controlo (C) e a outra deve estar na região de teste (T). A intensidade da linha na região de teste (T) é mais escura que a linha de 30 ng/mL representada no cartão colorido Vitamina D fornecida com o kit e mais clara que a linha de 10 ng/mL representada no cartão colorido Vitamina D fornecido com o kit.
SUFICIENTE 30-100 (ng/ml) 75-250 (nmol/l)
Aparecem duas linhas coloridas. Uma linha deve estar sempre na região de controlo (C) e uma linha colorida fraca aparece na região de teste (T). A intensidade da linha na região (T) é igual ou menor que 30 ng/mL representada no cartão colorido Vitamina D.
EXCESSO >100 (ng/ml) >250 (nmol/l)
Uma linha colorida aparece na região da linha de controlo (C). Nenhuma linha colorida aparente aparece na região da linha de teste (T). Se o resultado for excesso, é recomendável consultar um médico.
INVÁLIDO
A linha de controlo falha ao aparecer. Volume insuficiente de amostra ou técnica de procedimento incorreta são os motivos mais prováveis para a falha na linha de controlo. Reveja o procedimento e repita novamente com um novo teste. Se o problema persistir, pare de usar o kit de teste imediatamente e entre em contato com o seu distribuidor local. (2M Pharma)
F.A.Q. – PERGUNTAS E RESPOSTAS
COMO FUNCIONA O VITAMIN D TEST?
Na medicina, a 25-hidroxivitamina D é a principal forma de armazenamento da vitamina D no organismo. Portanto, o status geral da vitamina D pode ser determinado pela deteção do teor de 25-hidroxivitamina D. O nível de 25- hidroxivitamina D menor que 30ng/mL, no caso de um resultado positivo, indica Deficiência ou Insuficiência de vitamina D. Suplementos de vitamina D podem ser recomendados nesses casos.
QUANDO O TESTE DEVE SER USADO?
A aplicação clínica da vitamina D é principalmente para diagnóstico, tratamento e monitorização de raquitismo (crianças), osteomalacia, osteoporose pós-menopausa e osteopatia renal. A deficiência de vitamina D também está associada a muitas outras doenças, incluindo cancro, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes, diabetes e depressão. Monitorize os seus níveis de vitamina D para determinar se deve tomar suplementos de vitamina D. O teste rápido VITAMIN D TEST pode ser usado a qualquer hora do dia.
O RESULTADO PODE SER INCORRETO?
Os resultados são precisos na medida em que as instruções são cuidadosamente respeitadas. No entanto, o resultado pode estar incorreto se a cassete de teste rápido VITAMIN D TEST se molhar antes da realização do teste ou se a quantidade de sangue dispensado no reservatório de amostra não for
suficiente ou se o número de gotas do reagente for menor que 2 ou maior que 3. O conta-gotas capilar fornecido na caixa permite garantir que o volume de sangue coletado esteja correto. Além disso, devido aos princípios imunológicos
envolvidos, existe a hipótese de resultados falsos em casos raros. Uma consulta com o médico é sempre recomendada para esses testes com base em princípios imunológicos.
COMO INTERPRETAR O TESTE SE A COR E A INTENSIDADE
DAS LINHAS SÃO DIFERENTES?
Por favor, consulte a ilustração e compare a intensidade da linha T com o “Cartão Colorido Vitamina D” fornecido com o kit.
SE EU LER O RESULTADO APÓS 20 MINUTOS, O RESULTADO
SERÁ CONFIÁVEL?
Não. O resultado deve ser lido 10 minutos após a adição do reagente. O resultado não é confiável após 20 minutos.
O QUE DEVO FAZER SE O RESULTADO FOR DEFICIENTE
OU INSUFICIENTE?
Se o resultado for deficiente ou insuficiente, significa que o nível de vitamina D no sangue é inferior a 30ng/mL e que deve consultar um médico para mostrar o resultado do teste. Em seguida, o médico decidirá que análises adicionais devem ser realizadas.
O QUE TENHO DE FAZER SE O RESULTADO FOR SUFICIENTE?
Se o resultado for suficiente, significa que o nível de vitamina D é maior ou igual a 30ng/mL e está dentro do limite normal. Um caso de toxicidade de vitamina D
(hipercalcemia), embora raro, não pode ser excluído com base nesses resultados de teste. No entanto, se os sintomas persistirem, é recomendável consultar um médico.
QUAL É A PRECISÃO DO VITAMIN D TEST?
O teste é muito preciso. Os relatórios de avaliação mostram uma taxa de concordância acima de 90% (Cl 95%: 89,3-98,6) com os métodos de referência.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.